sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Questões aos candidatos

Estas questões foram formuladas pelos signatários do Manifesto e enviadas em setembro aos candidatos a Reitor. Visam a permitir (i) uma discussão aprofundada e com compromissos precisos sobre os problemas e projetos da USP, (ii) um comprometimento que vá além das candidaturas, para envolver todos nós, docentes da USP, na mudança de nossa Universidade.

Questões aos candidatos

1) Compromete-se, nos primeiros 90 dias de seu mandato, a dar início a uma ampla discussão para modificar a forma de escolha do Reitor, o que deve ser completado no seu primeiro ano de gestão? Qual é sua opinião em relação ao atual segundo turno? Concorda que a indicação do Reitor deva ter uma participação mais ampla da comunidade, mas com a meta de acentuar e não de reduzir os critérios de qualidade?

2) Assume o compromisso de desburocratizar radicalmente a USP, eliminando tramitações que demoram às vezes anos para se chegar a uma decisão? Promete dar os passos necessários para essa mudança - que deve afetar todos os colegiados, desde os Conselhos Departamentais até o Conselho Universitário - nos seis primeiros meses de mandato?

3) Reconhece que se deve descentralizar a gestão da Universidade, fortalecendo assim as iniciativas das unidades e dos grupos docentes, acabando com a subordinação do mérito ao rito? De que maneira vai efetivar a desconcentração de poder, se assumir esse compromisso?

4) Como pretende evitar as tendências da USP à desagregação, que fazem por exemplo os grupos mais bem avaliados se afastarem do dia a dia da Universidade, seja porque não são devidamente valorizados, seja porque não necessitam da instituição?

5) Como lidará com os grupos menos bem avaliados, de forma que eles atinjam o que almejamos seja um padrão USP de qualidade?

6) O que pensa dos problemas que chamamos, no Manifesto, de “déficits” sociais? Dentre eles, quais serão as suas prioridades? Como pretende – se pretende – trabalhar cada um deles:

6. 1. a violência, com suas múltiplas raízes;

6.2. a desigualdade em todas as suas dimensões, especialmente a social;

6.3. a crescente poluição;

6.4. o desnecessário antagonismo entre por um lado o desenvolvimento e por outro a biodiversidade e a culturodiversidade;

6.5. o risco de que a capital de S. Paulo seja paralisada pelo trânsito, abafando sua pujança econômica, social e cultural;

6.6. a extraordinária mudança do perfil demográfico, em que o crescente aumento da proporção de idosos se associa à extrema redução da natalidade, fenômeno que já afeta todas as atividades, do atendimento à saúde até o planejamento urbano, passando pelas relações de trabalho e a previdência social.
6.7. e, como maior contribuição que a USP precisa e pode dar ao país e ao Estado de S. Paulo, em proporção muito maior do que o faz, a educação em todos os níveis.

7) Como aproveitará, se for escolhido Reitor, as oportunidades que hoje se colocam diante de nós e que mencionamos no Manifesto – em especial, a possibilidade de sermos a primeira potência ambiental do planeta? E também as oportunidades que se colocam na biotecnologia, nanotecnologia, geração sustentável de energia, uso da água? E as potencialidades que decorrem de nossa diversidade cultural, para que repercuta em contribuições científicas, tecnológicas e sociais inovadoras?

8) Como pensa renovar a educação de graduação num mundo em que o conhecimento é cada vez mais interdisciplinar?

9) Como vê nossa ausência do Enade? Pretende incluir a USP nas avaliações nacionais de graduação?

10) Quais são suas prioridades e sugestões para melhorar a pós-graduação, já que somos a instituição líder em nosso país no número de cursos de doutorado, com mais de 200? Como vê a criação, difícil mas necessária, de programas interdisciplinares, uma vez que já temos quase todos os unidisciplinares que poderíamos ter?

11) Que lugar vai atribuir ao pós-doutorado? Nossa universidade é a principal responsável pela formação de doutores que depois vão para outras instituições. Como podemos dar o salto qualitativo que significa termos pós-doutorados em qualidade e quantidade significativas?

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